Métodos de separação de misturas

As atividades práticas desempenham papel fundamental no ensino de química, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda dos conceitos teóricos, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas e investigativas.

Considerando que a maioria dos materiais encontrados em nosso dia-a-dia são misturas de substâncias, as atividades práticas utilizando métodos de separação são fundamentais para o entendimento dos processos de purificação.

Um exemplo comum dentre os métodos de separação é a filtração, utilizada na preparação de café coado, onde colocamos pó de café em um filtro e despejamos água quente sobre ele. O filtro retém as partículas sólidas de café, permitindo que apenas o líquido passe através dele, resultando em uma bebida limpa e livre de resíduos sólidos.

Outro exemplo está relacionado à purificação da água. Em processos de tratamento de água, a filtração é frequentemente utilizada para remover impurezas e partículas sólidas suspensas.

Em resumo, as atividades práticas no ensino de química são essenciais para proporcionar uma educação completa e significativa. Elas capacitam os alunos a explorar, experimentar e compreender os princípios fundamentais da química, relacionando-os com os processos realizados em seus cotidianos.

Profª Lilian