Cantigas de roda

As cantigas fazem parte da rotina na Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.

Este ano as turmas dos 1º anos da escola iniciaram um projeto de alfabetização a partir de cantigas e cantigas roda através do livro Cantalelê da plataforma AZ.

Realizamos as atividades propostas no livro, cantamos e dançamos a cantiga, depois montamos a dobradura do barquinho, decoramos e montamos um painel para expor na escola, assim todos puderam ver nosso trabalho.

Neste material trabalhamos diferentes atividades com os alunos, tudo relacionado a uma cantiga. Além de reproduzirem o folclore e as diferentes culturas, as cantigas tem o grande poder de estimular a criatividade e a imaginação através de danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar.

Brincando de roda, a criança exercita naturalmente o seu corpo, desenvolve o raciocínio e a memória, aprende a lidar com problemas complexos e desenvolve conhecimentos para compreender o mundo.

Turma: 1 º ano D – Fundamental I

Professora: Jennifer Luchtemberg