O discurso no mundo escolar

Os discursos estão presentes em todas as esferas da vida e cada um traz consigo ideias, problemas, soluções, agradecimentos e diversos outros tópicos. É importante entendermos em quais locais, em quais momentos eles são utilizados, além de sermos capazes de concordar e discordar com tais falas.

Para isso, na disciplina de Linguagem e Organização Social, os alunos do 2º ano do Ensino Médio puderam experienciar como importantes reuniões de discussão de problemáticas mundiais funcionam. Inicialmente os alunos entraram em contato com discursos reais que aconteceram em diversas entidades e eventos. Após o contato visual com tais textos, cada aluno selecionou um discurso proferido por um cidadão de sua escolha para análise em grupo. Em uma roda de conversa, cada aluno realizou a leitura do discurso selecionado e toda a turma participou da análise do mesmo, buscando encontrar informações como: local em que foi proferido, por quem, para qual situação, há a presença de um espírito de coletividade? De um argumento de autoridade? Da alegoria? A posição tomada pelo orador era de superestimação, subestimação ou conciliação?

Após uma aula de grandes discussões a proposta foi apresentada aos alunos: criar seu próprio discurso escolhendo como tema uma problemática mundial ou brasileira. Para uma maior imersão na atividade, a sala foi organizada para ser semelhante a ONU, Organização das Nações Unidas. Os alunos vestiram-se de acordo com a formalidade e obtiveram a chance de discursar em frente a um púlpito.

O evento foi muito bem sucedido, com discursos voltados a importantes causas: saúde mundial, sociedade líquida, xenofobia, desmatamento, entre outros. Momentos como esse são valiosos na jornada dos alunos, pois são eles os futuros líderes. Para que melhoras aconteçam é importante que toda a sociedade esteja envolvida no processo, que seja capaz de compreender o que está sendo feito e que possa criar sua própria opinião sobre determinados assuntos. Essa defesa a favor daquilo que acredita deve começar na juventude. As escolas devem funcionar como polos de incentivo para que os jovens estejam bem preparados, se tornem capazes de opinar e tomar decisões que melhorem o mundo.

Turma: 2º ano EM.

Profª Maria Paula.