O cálculo de volume

O cálculo de volume, quando apresentado só na teoria, muitas vezes impede o aluno de ter noção e entendimento do seu significado. Os alunos do segundo ano do ensino médio, primeiramente calcularam o volume de cada prisma utilizando régua e as bases teóricas adequadas. Para confirmar o volume encontrado por cada estudante, enchemos os prismas com água, e percebendo que o cálculo de volume faz sentido prático também.

O cálculo de volume é de extrema importância para o entendimento de capacidade em caixas d´agua, piscinas, reservatórios e outras aplicações do nosso dia a dia. Noções básicas de geometria espacial são essenciais para o desenvolvimento lógico-matemático do estudante, e a utilização de sólidos na matemática como metodologia de ensino auxiliam o estudante a visualizar a real dimensão da teoria estudada nos livros.

Turma 2º EM

Profº Lucas