Aula prática de Bioenergética

A bioenergética, na biologia, estuda as transformações bioquímicas dos seres vivos para síntese de energia (ATP) e a utilização dessa energia microscópica (dentro da célula) para o funcionamento do nosso corpo macroscópico (movimento dos músculos por exemplo).

Aprendemos na teoria os tipos de respiração: aeróbia, com utilização de oxigênio, e anaeróbia, sem utilização de oxigênio e outras formas de obtenção de energia, como fotossíntese e fermentação.

Com o objetivo de complementar o aprendizado, realizamos uma aula prática de visualização da fermentação e de fotossíntese com materiais de fácil acesso e ambientalmente correto, além de realizar um trabalho online em grupos.

Os trabalhos práticos proporcionam aos alunos entendimento prático dos assuntos abordados em sala de aula, além de compreenderem a importância dos conteúdos para sua utilização no dia a dia.

Nossos alunos puderam ver na prática o processo de fermentação, que só ocorreu quando o fermento entrou em contato com a glicose, ocorrendo glicólise, pois com os outros produtos não houve fermentação. Puderam experienciar o dia a dia de um laboratório realizando as misturas, observando as amostras e comparando o resultado dos experimentos, por fim, finalizaram a aula prática com pesquisas em grupos para concluir a atividade proposta!

Turma: Primeiro Ano do Ensino Médio

Professora de Biologia: Sarah Christina Ladewig