Matemática divertida

Dinâmica; Cama de Gato.

Na educação infatil, as crianças precisam “Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos).Ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criativida).de, suas experiências emocionais, comportamentais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BNCC,2017,p.38).

Essa dinâmica tem como objetivo:

• Valorizar a construção de conceitos de representação e de sequência numérica.

• Observar a capacidade de concentração, memorização e contribuição para resolver possíveis problemáticas no decorrer da atividade.

• Observar também o domínio dos seus movimentos corporais, coordenação e socialização durante a execução da mesma.

Inicialmente, fizemos coletivamente brincadeira cama de gato. No pátio da escola fizemos uma grande roda, usamos um rolo de barbante para realizar a dinâmica; onde a primeira criança fala o número um e joga o rolo de barbante para outra criança, que fala o número dois e joga para a próxima, assim sucessivamente até chegar a última criança e formar uma trama de barbante (cama de gato). Todos precisam segurar o barbante firme para que a trama não se desfaça. Feito isso a professora juntamente com as crianças cantou uma música criada pela turma. “Cama de gato nós vamos formar quando o Pré II começar a contar 1,2,3.......”, nesse momento a professora caminha em volta da roda e toca em uma criança, que entrega a sua ponta do barbante para a professora e segue em volta da roda, escolhe outra criança, elas trocam de lugar, assim sucessivamente até que todas tenham participado. Todas as vezes que chegar no número trinta iniciamos a música novamente.

Essa mesma dinâmica pode ser usada para trabalhar, letras, sílabas entre outros temas. Nossa turma foi um momento de muito aprendizado e diversão, as crianças e as professoras amaram.

Turma Pré II B

Professora: Danielly Palkevich dos Santos.

Monitora: Fabiana Cristina da Silva Rodrigues.