HORA DE CONSOLIDAR O APRENDIZADO SOBRE AS TRÊS PRIMEIRAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS FORA DA SALA DE AULA

Na aula de Geografia, os alunos do 1º ano do Ensino Médio, realizaram estudos sobre a primeira, segunda e terceira revoluções industriais.

O estudo contemplou os antecedentes das revoluções industriais, a primeira revolução industrial, as transformações sociais, a urbanização da Europa, a classificação das indústrias segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a segunda revolução industrial, taylorismo, fordismo, estruturas do capitalismo financeiro, a crise de 1929, o Estado de bem-estar social, a industrialização contemporânea, a distribuição espacial das indústrias nos Estados Unidos, os tecnopolos, o declínio do fordismo, o surgimento do modelo toyotista de produção, a globalização, a revolução técnico-científica e o papel do Estado.

Após compartilhar, refletir e argumentar sobre todos esses conteúdos teóricos com os alunos em sala de aula, os discentes realizaram os exercícios propostos, de aprofundamento, de fixação e da folha AZ ao ar livre, aproveitando o novo pátio da escola.

A ideia de desenvolver as atividades, ao ar livre, teve como objetivo proporcionar um aprendizado em diferentes níveis, estimulando o pensamento crítico, o desenvolvimento intelectual e físico dos estudantes.

A realização das aulas fora da sala de aula tradicional é uma importante estratégia de aprendizagem e uma maneira de variar a construção do conhecimento no ambiente escolar.

Professora do Ensino Médio – CECAM

Kênya Naoe de Oliveira.