Esculturas

Durante as aulas de Arte com a turma do 1°ano do Ensino Médio do Colégio CECAM, a professora Juliana trabalhou com os alunos a Arte Pré-histórica. Durante as aulas teóricas foi discutido os registros feitos em cavernas e rochas pelos seres humanos que viviam naquela época, registros esses que hoje conhecemos como Arte Rupestre. Além desses registros nas paredes eles também faziam esculturas onde registravam mulheres. Acredita-se que a presença da representação feminina se dá em razão da crença de que as pequenas estatuetas representam características femininas, em formas volumosas e arredondadas. Para alguns pesquisadores, essas esculturas estão relacionadas com à fertilidade. Nesse trabalho destaca-se: a Vênus de Willendorf.

Por meio dessas estatuas identificamos a diferença de uma obra Bidimensional e Tridimensional. Desta forma, podemos dizer então que a escultura é a arte de representar algo em três dimensões sendo elas: largura, altura e profundidade. E para produzir uma escultura pode utilizar diversos materiais, como: madeira, metal, mármore, argila, sucata, pedras, plásticos, resina... em sala optamos pelo uso de uma barra de sabão, pois é um material de fácil acesso e de esculpir com os alunos. Com essa atividade além de trabalhar a compreensão do conteúdo foi trabalhado também a coordenação motora fina, criatividade, concentração...

Nas imagens a seguir você verá o processo criativo dos alunos.

Profª Juliana M.

Turma: 1ª Série EM