Que criança gosta de brincar todo mundo sabe, mas crianças gostam mesmo de brincadeiras novas, diferentes e que façam sua imaginação ir ao infinito e além. E foi essa uma das propostas dentro da brincadeira do “Escape Room”, onde as crianças tinham que usar todo o seu corpo para encostar o mínimo possível no barbante que formou a nossa brincadeira.
Nessa atividade, tive o privilégio de observar que as propostas foram muito bem atendidas. As propostas foram: uso da motricidade global, uso do raciocínio de uma forma mais apurada e o estímulo à imaginação de cada criança.
Por que o uso da motricidade global?
O uso da motricidade global foi amplamente explorado para que as crianças conseguissem escapar sem ficarem presas no barbante.
Por que o uso do raciocínio apurado?
As crianças tinham um desafio: entrar e sair do labirinto de barbantes, e cada uma usou sua própria estratégia, que poderia ser ir por cima, por baixo ou passar pelo meio do barbante.
Por que o uso da imaginação?
Porque torna tudo mais divertido! Tivemos crianças que disseram que o barbante era o laser que aparece no filme do Sonic, outras disseram que era uma linha que dava choque, e outras que era a teia do Spider-Man. Assim tivemos uma tarde de brincadeiras com o nosso Escape Room.
Foi um momento como deve ser na Educação Infantil: com muita brincadeira, desafios e espaço para deixar a imaginação correr solta em nossas mentes.
Confiram alguns dos registros dessa atividade!
Professor: Teacher Mika
Turmas: Maternal II, Maternal III A-B e Pré I A-B-C.