Cueva de las manos

Na disciplina de história realizamos uma viagem virtual ao passado, onde através de vídeos apresentados em sala conhecemos um sítio arqueológico situado na Argentina, denominado de CUEVA DE LAS MANOS. A caverna situa-se no vale do rio Pinturas, na Patagónia. É famosa pelas pinturas de mãos feitas por indígenas locais há 9000 anos.

Os alunos observaram que os desenhos em cavernas, chamadas de pinturas rupestres são bem antigos e tem grande importância histórica, pois com eles podemos ver como os primitivos usavam a comunicação.

A turma do 2° ano A compreendeu que é importante a preservação de sítios arqueológicos e objetos históricos para que os povos atuais tenham registros de como era a vida dos povos de antigamente, pois a caverna foi detalhadamente estudada por diversas expedições de cientistas e, em dezembro de 1999, se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Colocamos a mão na massa e criamos uma releitura das paredes da caverna utilizando tinta guache. A importância dessa atividade é mostrar aos aluno a importância histórica dos homens das cavernas, como se comunicavam, mostrar que a comunicação já se fazia presente a milhares de anos atrás, além de favorecer o desenvolvimento sensorial e estimulando a criatividade, a interação, organização e depois a apreciação da obra recriada pelos alunos.

Turma: 2º Ano Ensino Fundamental

Professora: Patricia F. de Mattos