Aprendendo sobre magnetismo e eletricidade estática

Os alunos aprenderam em sala de aula que um circuito não pode ser interrompido. Se bloquearmos um circuito nas aulas de educação física, por exemplo, impediremos que a turma alcance a parte final do exercício, assim é com o circuito elétrico, no entanto neste, o que se move são partículas chamadas elétrons.

De acordo com o que estudamos, chamamos de condutibilidade elétrica a propriedade dos materiais que indica o quanto eles conduzem corrente elétrica, e resistência elétrica a capacidade que outros materiais têm de resistir à passagem de corrente elétrica. Um material de baixa resistência elétrica, ou de alta condutibilidade, permite o fluxo de corrente elétrica livremente. Já um material de baixa condutibilidade elétrica, ou de alta resistência, não permite a passagem de corrente elétrica por ele.

Os alunos (as) do 5º ano B analisaram diferentes propriedades da matéria, como condutibilidade térmica e elétrica, magnetismo, densidade, dureza, elasticidade e descobriram como essas propriedades possibilitam o uso dos materiais magnéticos para diferentes aplicações.

Para ver na prática o que aprendemos, nossa turma dividiu-se em grupos e criamos estações de estudo para observar materiais do cotidiano, como parafusos, borracha, imãs, flanelas, papéis picados, etc. Em cada uma dessas estações a turma seguia instruções para observarem o magnetismo e compreenderem que todos alguns materiais que usamos podiam apresentar propriedades que permitiam, ou não, a atração de outros materiais.

Turma 5º ano B

Professora: Hevelyn Renata