A Horta

A horta da escola oferece aos alunos o contato com a natureza, ao lidar com a terra, com as plantas, as frutas, as verduras e os legumes, e também os ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos que consomem.

Trabalhar com a horta na escola também é um recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para a formação dos alunos, pois é uma atividade em grupo em que todos os alunos constroem e cuidam juntos da horta, o que proporciona:

Cooperação;

Empatia;

Responsabilidade;

Cidadania;

Resolução de problemas;

Inclusão;

Comunicação;

Pensamento crítico;

Argumentação;

Paciência;

Entre outros.

Na Educação Infantil, os direitos de aprendizados estabelecidos pela BNCC são contemplados ao lidar com a horta na escola, como brincar, conviver, participar e explorar. Além disso, ao mexer com a terra e as plantas, as crianças desenvolvem suas habilidades sensoriais e corporais. As funções cognitivas também são trabalhadas, como percepção, atenção e memória.

E assim foi o dia da horta do pré 2 B com o Tio Murilo, eles colocaram as mãos na massa, e plantaram mudas de alface. Assim, nas próximas aulas vamos observar o plantio e ter novas experiências.

Turma: Pré II B

Professora: Suelen