Vivência e experiência com a bússola

Na aula de Ciências da professora Adrieli, os estudantes do 4º ano B realizaram uma atividade prática e divertida: criar uma bússola caseira.  Para executar a tarefa, foram empregados materiais básicos: um recipiente com água, uma rolha, um clipe, um ímã e o uso de uma bússola no celular para verificar o resultado.

Com interesse e concentração, os estudantes seguiram cada etapa do experimento, notando como o clipe imantado, posicionado sobre a rolha na água, girava até se orientar para o Norte, da mesma forma que na bússola digital do celular.

Além de estudarem sobre os pontos cardeais e instrumentos de orientação, os alunos participaram com entusiasmo e mostraram muito interesse pelo conteúdo.

Ao discutir os resultados os alunos compreenderam que o movimento do clip em cima rolha foi a na mesma registrada com a orientação da bússola no celular.

Para conferir como a experiência se dá por completo você pode acessar o “canal o manual do mundo no youtube, onde você também aprende muitas outras experiências fantásticas, onde você poderá recria-las e aprender ainda mais.

Foi um momento de aprendizado significativo, onde teoria e prática se encontraram de forma leve e divertida!

A atividade foi um grande sucesso!

Professora Adrieli Babinski

4º Ano B