Objetos escolares antigos contam Histórias

Os objetos antigos desempenham um papel fundamental na preservação da história e da cultura de uma sociedade. Eles se revelam como ferramentas valiosas para a educação, contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e a conexão entre gerações passadas e presentes.

Esses objetos oferecem uma janela para o passado permitindo que os alunos se conectem com as experiências e realizações das pessoas que vieram antes deles. Eles fornecem um recurso visual e tátil que complementa o aprendizado em sala de aula. Ao ter acesso a objetos que remontam a diferentes épocas e contextos, os estudantes podem enriquecer sua compreensão sobre como as pessoas viviam, trabalhavam, se comunicavam e se expressavam no passado.

Viajar no passado através desses objetos históricos aguça a curiosidade dos alunos e faz com que eles compreendam a evolução da humanidade.

Quando os alunos podem ver e tocar objetos que foram parte do cotidiano de pessoas que viveram há décadas ou séculos, eles são capazes de se identificar com as experiências e desafios enfrentados por esses indivíduos, Isso cria um senso de continuidade e pertencimento, reforçando a ideia de que fazem parte de uma história maior que se estende ao longo do tempo.

Os alunos do 2° ano A estudaram sobre os documentos escolares e como os objetos podem trazer informações riquíssimas sobre a comunidade escolar em que ele estuda.

Em sala de aula tiveram contato com objetos que fazem parte do acervo escolar, e entenderam um pouco da história dos objetos e a importância deles na história do colégio Cecam.

Turma: 2º A

Professora: Patrícia