O que é a LIBRAS?

Uma breve história sobre a língua de sinais:

O pioneiro no uso da língua de sinais na educação de surdos foi o clérigo francês Charles Michel de l’Epée, em meados do século XVIII. De l’Épée criou um método de ensino para pessoas surdas e um alfabeto manual, que deu o nome de Língua de Sinais Francesa. Também fundou o Instituto Nacional de Surdos-Mudos, em Paris, a primeira escola de surdos do mundo.

A educação de surdos ganhou espaço no Brasil com a vinda do professor francês Eduard Huet, que ficou surdo aos 12 anos, a convite de D. Pedro II. Em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, então capital do país, Huet fundou a Imperial Instituto de Surdos Mudos, primeira escola para crianças surdas, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (Inês).

Curiosidades:

Não é uma língua universal;

É reconhecida na legislação brasileira- lei 10.436 de 2002;

Possui estrutura própria;

As línguas de sinais também possuem regionalismos;

O alfabeto manual é chamado de DATILOLOGIA;

Apesar da Libras ter o status de língua oficial, porém quando se trata de escrita, apenas o português é aceito no Brasil em documentos oficiais;

Surdo-mudo é um termo incorreto;

Turma: 5º Ano

Professora: Crislaine de Jesus Silva