Máscaras africanas

A arte africana representa riqueza cultural e carrega as marcas das tradições de cerca de 2 mil povos desse continente. As máscaras africanas tradicionais são um dos elementos mais marcantes da produção artística e cultural desses povos e essa manifestação influenciou por certo período a arte europeia e ocidental. 

As máscaras variam muito entre os diferentes povos, podendo ter tamanhos, materiais, usos e significados diferentes. Geralmente essas máscaras são confeccionadas em madeira entalhada, mas também podem ser feitas de barro, marfim ou metais. Geralmente, entendemos a máscara como um objeto que cobre apenas o nosso rosto. No entanto, para os povos africanos a máscara é todo um conjunto formado pelo objeto que cobre o rosto mais o traje que o acompanha.

Depois de conhecer toda essa história sobre as máscaras africanas a turma do 3º ano B colocou a mão na massa e esbanjou criatividade, usando papeis coloridos e outros materiais como palito de picolé, forminha de brigadeiro, canetinhas e lápis de cor; cada aluno(a) desenhou, cortou e decorou a sua máscara. O resultado foi uma linda exposição de máscaras diversas, cada uma com um significado diferente.

Turma: 3ºano B Fundamental I 

Professora: Jennifer Luchtemberg

Monitora: Nicole Adans