Jogos matemáticos do 4º Ano B

Para otimizar as aulas de matemática, os alunos do 4º ano B confeccionaram em sala de aula jogos matemáticos, que tem como objetivo desenvolver o raciocínio logico, concentração, coordenação motora e rapidez.

Jogo mancala

O que pode ser trabalhado de matemática no jogo mancala?

Como mencionado, o mancala é um jogo de raciocínio lógico. Logo, é excelente para trabalhar distintos conceitos de matemática.

Primeiramente, está a contagem dos números. Essa é uma oportunidade de trabalhar a matemática de forma manipulativa. A criança conta os números de forma concreta, ao colocar cada uma das sementes em sua casa.

Para este jogo os alunos utilizaram como tabuleiro uma caixa de ovo e sementes de feijões, milhos ou bolinhas.

Bingo da multiplicação

O bingo da multiplicação tem como objetivo trabalhar o conceito da multiplicação, fazendo a sistematização das tabuadas, por meio de uma cartela com várias multiplicações, que os alunos deverão solucionar colocando os resultados no lugar correto na cartela.

A melhor estratégia é responder de forma rápida a multiplicação sorteada pelo seu adversário.

A turma inteira saiu da atividade com a matemática mais afiada!

Turma: 4º ano B

Professora: Franciele