Integração 9º anos CECS e CECAM

Os alunos do 9º ano da nossa escola e do Colégio Construindo o Saber, de Balneário Camboriú tiveram uma oportunidade única de participar de aulas experimentais na 1ª série do novo ensino médio. Essa iniciativa visava prepará-los e familiarizá-los com as mudanças e abordagens inovadoras que seriam implementadas no próximo ano.

Essas aulas experimentais foram cuidadosamente planejadas e projetadas para oferecer aos alunos uma amostra do que eles podem esperar ao entrar no ensino médio. Os estudantes tiveram a chance de explorar uma variedade de disciplinas, métodos de ensino e atividades práticas que estimularam seu envolvimento ativo e criativo no processo de aprendizagem.

Durante essas aulas experimentais, os alunos foram incentivados a pensar criticamente, resolver problemas e trabalhar em equipe. Eles foram desafiados a aplicar seus conhecimentos em situações do mundo real e a desenvolver habilidades essenciais, como comunicação eficaz, pensamento analítico e capacidade de tomar decisões informadas.

As disciplinas oferecidas nas aulas experimentais abrangiam áreas como ciências humanas e linguagens e ciências da natureza e matemática, formando nossos itinerários formativos, Narrativas do Mundo e Rota Exata. Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades práticas, como experimentos científicos, debates, projeto integrador e produção de texto coletivo. Essa abordagem multidisciplinar ajudou a promover uma compreensão mais holística do conhecimento e incentivou os alunos a explorar diferentes áreas de interesse.

As aulas experimentais foram bem recebidas pelos alunos, que demonstraram entusiasmo e engajamento durante todo o período. Eles apreciaram a oportunidade de experimentar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e participativo, que os desafiou a expandir seus horizontes acadêmicos e pessoais.

Essa experiência prévia no novo ensino médio certamente beneficiará os alunos do 9º ano ao ingressarem na 1ª série. Eles já estão familiarizados com as abordagens pedagógicas inovadoras e têm uma compreensão mais clara das expectativas e demandas do novo currículo. Isso lhes dará uma vantagem inicial e os ajudará a se adaptar mais facilmente às mudanças, maximizando seu potencial de aprendizagem e crescimento.

À medida que avançamos na implementação do novo ensino médio, esperamos que essa abordagem experimental continue a ser uma parte essencial do processo de transição para os alunos. Acreditamos que oferecer-lhes a oportunidade de explorar, experimentar e aprender de maneiras diversas é fundamental para prepará-los para um futuro de sucesso acadêmico e profissional.