Mexer com tinta, dá aos alunos possibilidades de explorar diferentes materiais e, se aproximar de uma importante expressão artística. Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva a percepção das cores e desenvolve a parte criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligado totalmente a imaginação, o que a transforma em algo ainda mais positivo e que deve ser estimulado.
Crianças pequenas sentem uma satisfação emocional quando se envolvem com criações artísticas, seja na modelagem com argila, o desenho com giz de cera ou a colagem de retalhos de papel reciclados.
Tal satisfação vem do controle que as crianças possuem sobre os materiais utilizados e da autonomia nas decisões que fazem em suas criações. Com um pouco de tinta no pincel, as crianças desenvolvem a imaginação, despejando a criatividade no papel.
Nesta atividade a turma precisou seguir três etapas; pintar com lápis de cor com cores variadas e formatos diversos; cobrir tudo com guache preto, depois passar a ponta de um pincel ou lápis por cima finalizando sua arte com um desenho. Essa técnica se chama Grattage, em francês, é uma técnica em que o artista pinta uma superfície e depois de seca, raspa a tinta dela, obtendo assim o desenho desejado.
Turma: 1º ano A, fundamental I
Professora: Jennifer Luchtemberg
Monitora: Fernanda Barros