Na Educação Infantil, cada experiência sensorial é uma oportunidade valiosa de aprendizado. Uma atividade simples, como preparar e brincar com massinha caseira, pode se transformar em um rico momento de descobertas, investigação e expressão criativa para as crianças do maternal.
Além da diversão, o manuseio da massinha favorece o desenvolvimento da coordenação motora fina, da percepção tátil e da criatividade. Mas vai além: ao participar do processo de preparo da massa, as crianças observam transformações físicas nos materiais, desenvolvendo uma relação concreta com conceitos científicos e sensoriais como macio, áspero, duro, elástico, seco e úmido.
A proposta da atividade é que as crianças se reúnam em roda, em um espaço acolhedor, e preparem juntas a massinha com ingredientes simples como farinha, sal, água, óleo e um toque de alecrim ou raspa de limão. O momento de misturar, sentir a textura, cheirar os aromas naturais e modelar a massa torna-se uma vivência sensorial completa.
A participação ativa das crianças desde o preparo fortalece o senso de pertencimento e autonomia. Ao mesmo tempo, os professores assumem um papel mediador, incentivando a curiosidade, escuta e a colaboração entre os pequenos.
Essa atividade está alinhada aos direitos de aprendizagem previstos na BNCC, especialmente aos campos de experiências “Traços, sons, cores e formas” e “O eu, o outro e o nós”. Os objetivos de aprendizagem (EI02ET02 e EI02TS02) são contemplados ao explorar fenômenos naturais e diferentes materiais de forma ativa, investigativa e prazerosa.
Turma: Maternal II