A construção de um plano de aula que aborde a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo é essencial para proporcionar aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I uma base sólida para a compreensão das relações dentro do grupo nominal na língua portuguesa. Este tema é fundamental, pois a concordância é uma das principais características que garantem a coesão e clareza na comunicação escrita e oral. Através de atividade lúdicas e interativas, os alunos poderão identificar e aplicar as regras de concordância, ampliando seu vocabulário e suas habilidades de escrita.
Neste plano de aula, focamos em ensinar não apenas a definição e os exemplos de concordância, mas também a utilização prática em frases e textos. Ao final do processo, os alunos deverão ser capazes de reconhecer e utilizar corretamente a concordância entre artigos, substantivos e adjetivos em suas produções textuais, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento de uma escrita mais adequada e precisa.
Para esta atividade entregamos para cada aluno folhas contendo artigos, substantivos e adjetivos, em duplas eles precisavam formas frases contendo as três classes de palavras.
Turma: 3° ano B Ensino Fundamental I
Professora: Jennifer Luchtemberg