Aula Prática de Clonagem vegetal e semeadura

O objetivo de ambas as práticas foi instigar os discentes a manipular os organismos vegetais como folhas, sementes e terra, para que assim, obtenham conhecimento dos processos de desenvolvimento do vegetal e variabilidade genética (DNA) das plantas. Através deste processo foi possível identificar que a clonagem vegetal é uma técnica de cultivo assexuada, ou seja, produz indivíduos idênticos (geneticamente) a partir de células ou segmentos de vegetais como, galhos, folhas, etc.

Na primeira etapa da aula prática os alunos fizeram a clonagem da planta violeta (Saintpaulia ionantha) e separaram os vasos por nomes. As violetas irão ficar expostas parcialmente ao sol e receberão água sem encharcar para não sobrecarregar as células das plântulas jovens que irão germinar.

Já na segunda etapa da aula prática, os alunos fizeram a semeadura das sementes de Camomila, Gipsofíla elegant e Tom thumb sortida. Aqui, entendemos que as sementes são resultado da ação da fecundação entre os gametas masculino e feminino de um vegetal, gerando um novo organismo, com variabilidade genética e diferente da clonagem. Neste procedimento os alunos compreenderam que as sementes precisam de espaço ideal e cobertura de terra suficiente para sua germinação. Assim, as sementes serão regadas diariamente pelos alunos e ficarão parcialmente expostas ao sol.

Turma - 2º  ano IF - Ensino Médio

Professora – Carla S. Rosário