Aprendendo Oratória, Argumentação e Ética: Um Julgamento Real no Ensino Médio

Na busca por uma educação mais completa e voltada para o desenvolvimento das habilidades essenciais, a 1ª série do ensino médio de nossa escola proporcionou uma experiência única para os demais alunos. Em um projeto inovador, realizado pelo professor de história, Ivan Liñares, os estudantes foram desafiados a mergulhar no mundo da oratória, argumentação e ética, ao participarem de um tribunal simulado onde valores éticos e princípios legais foram amplamente discutidos e postos à prova.

A Jornada Começa: Embasamento Teórico e Pesquisa

A primeira etapa desse projeto envolvente foi o embasamento teórico e uma extensa pesquisa. Os alunos foram introduzidos ao mundo do sistema judiciário, aprenderam sobre as leis relevantes e se familiarizaram com casos reais que serviram de base para o julgamento simulado. Esse conhecimento profundo não apenas preparou os estudantes para suas funções específicas, mas também os incentivou a entender a importância dos princípios éticos em qualquer sociedade.

Ensaios e Teatralizações: Preparação Intensa

Com as bases teóricas sólidas em mente, os alunos foram divididos em três grupos: defesa, acusação e jurados. A segunda etapa do projeto envolveu intensos ensaios e teatralizações do tribunal. Durante muitas aulas, os grupos se dedicaram a aprimorar suas habilidades de oratória, argumentação e persuasão. Foi um período de aprendizado intenso, marcado por discussões acaloradas, refinamento das estratégias de argumentação e, acima de tudo, desenvolvimento da confiança.

Do Medo à Confiança: Apresentações para o Público

A terceira e mais desafiadora etapa foi a apresentação para diferentes plateias. Os alunos não apenas tiveram que defender seus argumentos perante seus colegas de sala, mas também diante de plateias de diferentes séries, variando do 6º ao 3º ano do ensino médio. O medo e a timidez foram desafios superados com determinação. A cada apresentação, os estudantes sentiam sua confiança crescer e seus argumentos se tornarem mais afiados. Essa evolução contínua trouxe alegria e orgulho a todos os envolvidos.

Seriedade no Julgamento: Trajados e Togados

Para dar um ar de maior seriedade ao momento solene do julgamento simulado, os alunos se prepararam de forma meticulosa. Todos estiveram devidamente trajados e togados, seguindo as tradições de um tribunal real. Essa atenção aos detalhes não apenas proporcionou uma experiência mais imersiva, mas também reforçou a importância e a seriedade do tema em discussão.

Fotos que Contam Histórias de Dedicação e Empenho

As fotos tiradas durante o projeto confirmam a dedicação e o empenho de toda a turma. Os rostos dos alunos refletem a paixão pelo aprendizado, a determinação em superar desafios e a alegria de verem seus esforços se transformarem em resultados tangíveis. Essas imagens são testemunhas visuais de uma experiência educacional valiosa que ficará marcada em suas memórias.

Em conclusão, a experiência do tribunal simulado não apenas proporcionou aos alunos do primeiro ano do ensino médio uma visão prática do sistema judiciário e dos princípios éticos, mas também os equipou com habilidades valiosas em oratória, argumentação e debate. Essas habilidades não são apenas cruciais no contexto acadêmico, mas também na vida cotidiana e futuras carreiras. O projeto demonstrou que a aprendizagem prática, o trabalho em equipe e a dedicação são ingredientes essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.

Turma 1º EM

Professor Ivan