Aprendendo a tabuada com o jogo “Eu tenho, quem tem?

A discussão sobre a importância dos jogos no ensino da Matemática vem se concretizando, pois, as crianças possuem uma grande capacidade de raciocinar e colocar em prática sua capacidade de resolver situações-problemas, caracterizando objetos e buscando uma linha de resolução baseada em elucidações próprias. A proposta de um jogo em sala de aula é muito importante para o desenvolvimento social, pois contribuir pedagogicamente para o estímulo e um maior envolvimento dos alunos com a disciplina de Matemática. Utilizar o jogo para aprender a tabuada de modo divertido e produtivo, visando a memorização e o raciocínio. Desenvolver a responsabilidade e o gosto pelo trabalho em equipe.

A turma do 4º ano A, aprendeu a realizar o jogo, “Eu tenho, quem tem”, que é um jogo onde se embaralha as fichas relacionadas a tabuada, essas fichas são recebidas e divididas entre os alunos. Um aluno começa lendo sua ficha, quem possuir a resposta será o próximo. Neste jogo não existe um vencedor. Sendo assim, a aplicação dos jogos em sala de aula surge como uma oportunidade de buscar a cooperação mútua, participação da equipe na busca incessante de elucidar o problema proposto pelo professor.

Turma: 4º ano A

Professora: Carine Rodrigues