Aprendendo a matemática brincando!

Trabalhar a matemática na Educação Infantil é essencial pois ela oferece benefícios ao desenvolvimento cognitivo das crianças, potencializando o raciocínio lógico e a capacidade de criação.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) informa que "o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais" (BRASIL, 2017, p. 263).

O ensino de matemática na Educação Infantil deve ser realizado de maneira lúdica e inspiradora, é um trabalho que proporciona a realização de intervenções enriquecedoras, levando mais exercícios variados para a sala de aula e proporcionando aos alunos aprendizagens de habilidades essenciais ao seu desenvolvimento.

O educador introduz os números a partir de jogos, contagens em momentos variados, músicas, calendário, sorteios e preços, apresentando, assim, a formatação numérica e contextualizando aos poucos o uso dos números, de forma prática.

Essa proposta deve valorizar o uso social dos números, com muitas brincadeiras e jogos, contribuindo para a construção de bases sólidas, através de uma aprendizagem significativa.

Turma Pré 1C

Profª Ana Cristina