Produção de Peças Publicitárias: Uma Jornada Criativa!

Na empolgante atmosfera das aulas de redação do 1º ano do ensino médio, os alunos se lançaram em uma missão criativa: desenvolver textos publicitários que cativariam o público e impulsionariam ações. Com o objetivo de conquistar corações e mentes, eles se dividiram em grupos e escolheram produtos e serviços para suas campanhas.

Nessa dinâmica, os alunos foram desafiados a explorar a escrita nos moldes da função conativa/apelativa, desenvolvendo suas habilidades de persuasão e estimulando sua criatividade.

Em grupos, nossos alunos mergulharam no universo da publicidade, tendo a chance de dar asas à imaginação e criar campanhas para produtos ou serviços escolhidos por eles mesmos. Essa abordagem permitiu que eles se sentissem conectados com o tema e, ao mesmo tempo, exercitassem a escrita de forma divertida e desafiadora.

Ao longo do processo, cada equipe teve a oportunidade de elaborar estratégias persuasivas, escolher elementos visuais atraentes e construir textos impactantes. A metodologia aplicada caracterizou-se pela interação entre teoria e prática, levando em consideração tanto as técnicas de redação publicitária quanto os aspectos éticos e responsáveis desse tipo de comunicação.

É verdade que a escrita dentro da função conativa/apelativa desafia os alunos a se expressarem de forma assertiva, a chamar a atenção do leitor e a convencê-lo sobre determinado produto ou serviço. Nossos estudantes foram instigados a refletir sobre os apelos emocionais, a linguagem persuasiva e os recursos retóricos que pudessem impactar seus leitores de maneira positiva.

Ademais, ao trabalharem em grupos, eles puderam desenvolver habilidades de comunicação interpessoal, aprendendo a ouvir as ideias dos colegas, a debater e a chegar a um consenso criativo. Esse trabalho colaborativo promoveu também a troca de conhecimentos, incentivando a criatividade e a capacidade de adaptação dos alunos frente às diferentes perspectivas e sugestões.

A atividade culminou com as apresentações das peças publicitárias, momento em que os grupos compartilharam suas criações com toda a turma. Foi notável testemunhar o entusiasmo e a desenvoltura dos alunos ao apresentarem suas campanhas, explicando suas estratégias de persuasão e os elementos que utilizaram para cativar o público-alvo.

Ao final dessa jornada, pudemos evidenciar a importância de trabalhar textos publicitários nas aulas de redação. A partir dessa atividade, nossos alunos não apenas aprimoraram suas habilidades de escrita, mas também desenvolveram competências como criatividade, capacidade de argumentação, trabalho em equipe e entendimento dos princípios éticos envolvidos na publicidade.

1º ano do Ensino Médio

Professora Juliana Cavanholi